O mercado atual é exigente para os e-retailers. Não se trata apenas de lidar com imprevistos, ou, de superar crises (que nem sempre dependem de fatores internos). A chave está na adaptação e, para isso, é preciso colocar sempre o cliente no centro da equação.
O foco em customer centric passa principalmetne por proporcionar uma experiência de compra fluida, onde os limites entre o físico e o digital acabam por desaparecer. A omnicanalidade é uma das chaves do marketing digital 2021-2022, neste contexto, pode tornar-se muito benéfico para a sua marca colocá-la em prática.
Retail & E-Retail: principais modelos estratégicos
A tendência é evidente, o comportamento do consumidor em retail está a mudar. Segundo os dados de Nielsen, nos Estados Unidos, as compras omnicanal na FMCG (Fast Moving Consumer Goods) cresceram 50% em 2020 como resultado do surto da pandemia. Em 2021, os gastos em compras online no mercado dos EUA aumentaram 14,2% em relação a 2020, de acordo com as estimativas do Digital Commerce 360.
Alguns exemplos do uso conjunto de e-retail e retail na melhoraria da experiência de compra são:
Click & Collect habilitado em e-shops
O cliente pode realizar as compras e utilizar o catálogo da loja online como referência para que o comerciante processe o seu pedido e possa disponibilizá-lo na loja física.
Alguns dos principais benefícios:
-Redução de custos em logística e transporte.
-Promoção do comércio local, sem abrir mão do varejo eletrônico.
-Flexibilidade e personalização da experiência de compra.Espaço físico orientado a estratégias de vendas complementares.
-Espaço físico orientado a estratégias de vendas complementares.
Showrooming
Representa o espaço físico – destinado à visualização e prova de produtos, incluindo as tecnologias de realidade aumentada. O Showroom não representa exclusivamente um ponto de venda. Da mesma maneira, é potenciada a compra dos produtos presentes no Showroom no online (por exemplo, através da apresentação de preços exclusivos ou descontos). Neste ponto, retail e e-retail estão ligados através de uma única dinâmica.
ROPO e BORIS
Na mesma medida, as práticas ROPO (Research Online Purchase Offline) e BORIS (Buy Online Return In-Store) estão cada vez mais generalizadas entre os consumidores.
Valorização dos espaços físicos: click-to-brick
As estratégias click-to-brick pretendem atrair os compradores aos espaços físicos. Estas ações aumentam o engagement com a marca, além de reduzir os custos relacionados com a logística.
No entanto, a realidade pós-pandemia colocou um componente emocional “na mesa” – os consumidores estão a dar primazia às experiências e sensações que a visita ao espaço físico da loja fornece.

No entanto, este factor não quer dizer que se deva deixar de lado as ferramentas proporcionadas pela tecnologia. De facto, segundo o II Estudo de Marketing Relacional elaborado por Mediapost – mais de 50% dos compradores utiliza a app da marca quando visita a loja física.
A análise do comportamento dos consumidores (online e offline) também é importante. A implantação de uma cultura data-driven na empresa – através do uso de CRM e de CDP (Customer Data Platforms) – ajudará a projetar experiências de compra omnicanal adaptadas aos hábitos do consumidor.
O Papel da Publicidade Online na integração efetiva Retail & E-Retail
Do ponto de vista da publicidade online, existem várias táticas para promover a integração das compras físicas com as compras digitais. Algumas ideias são:
– Conectar o CRM com as plataformas publicitárias. Desta maneira, consegue rastrear completamente todas as interações entre a marca e o cliente, incluindo as offline. Os dados recolhidos vão permitir compreender melhor as circunstâncias de venda e direcionar a publicidade para os públicos certos.
– Recorrer ao geofencing para direcionar os anúncios para os dispositivos móveis que estão nas proximidades de uma loja (com promoções em execução por tempo limitado, por exemplo).
– Otimizar e manter atualizado o Google My Business – que se tem posicionado como a melhor vitrine online para os negócios locais.
Se tiver alguma dúvida em relação a este tema, ou, se necessitar de ajuda entre em contacto com a Labelium Portugal e conte-nos em que ponto se encontra o seu negócio para que o possamos aconselhar.